sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Encontrei esta mensagem no blog http://talvezpeninsula.blogspot.com/ da professora Teresa Lopes sobre o nosso espectáculo "O Aniversario da Velhinha":
Terça-feira, Abril 04, 2006

Bonjour Madame la Mort
Bonjour Madame la Mort é um conto de Pascal Teulade com ilustrações de Jean-Charles Sarrazin (1997, l'école des loisirs, Paris), e ainda não se encontra traduzido para português.Há cerca de dois anos tive o privilégio de assistir, na Biblioteca José Saramago, em Loures, a um espectáculo de marionetas, de Mestre Filipe e das sua filhas, baseado neste conto. Despertou-me tal atenção que não descansei enquanto não consegui o livro. E, apesar do tema ser, aparentemente, a morte o texto leva-nos por outros caminhos como a amizade e o companheirismo. Daí que possa ser perfeitamente contado aos mais pequenos. Aliás, trata-se de literatura para a infância.Na imagem pode ver-se a morte festejando o aniversário da velha, que a tinha deixado entrar em sua casa, porque, vendo muito mal, não a reconheceu como tal, tendo-a confundido com um rapariga magra, cheia de fome. Após uns dias de alegre convívio a morte anuncia que tem de partir. Então a velha diz-lhe que não a deixa ir sozinha e que decidiu ir com ela.
...E foi assim que a velha camponesa que vivia só com uma vaca, uma cabra, um gato e uma galinha morreu.Um dia, numa bela manhã de primavera...

Sem comentários: