terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Espectáculo "O Tesouro"

de Manuel António Pina.

Depois do grande êxito do espectáculo “Os Grandes Livros Animados”, com historias censuradas e proibidas antes do 25 de Abril. Achámos importante contar o que foi o nosso Portugal antes de ter liberdade “essa que temos hoje”, e como se sentiu ao conquista-la depois de cinquenta anos de tristeza e de silêncio.

Este espectáculo, está a ser um sucesso e a ter grande impacto no público em geral; as crianças ficam fascinadas, e os adultos muito emocionados.

Espectáculo para a educação à cidadania.
Um resumo lúdico e pedagógico sobre a liberdade, o antes e o depois, a tristeza e o medo, a luta e finalmente a LIBERDADE…

Esta peça, contemporânea e verídica, foi baseada numa pesquisa rigorosa de músicas, poemas, diálogos, comunicados, vestuário, arquitectura, registos e memórias do povo.

- Há muitos anos, no tempo em que os teus pais/avos andavam na escola, num pais muito distante vivia um povo infeliz e solitário, vergado sob o peso de uma misteriosa tristeza. (…)
(…) Os meninos do País das Pessoas Tristes não podiam ouvir as músicas, nem ver os filmes, nem ler os livros e as revistas de que gostavam, (…)
(…) Os soldados reuniram-se nos quartéis e pegaram nas suas armas para arrancar finalmente o tesouro das mãos dos ladroes. E toda a gente saiu alvoroçadamente para a rua e acompanhou os soldados, cantando e gritando: «Viva a liberdade! Viva a liberdade!». (…)
(…) Esse país agora já não se chama País das Pessoas Tristes, chama-se Portugal e é o teu país. E o tesouro pertence-te a ti, és tu que agora tens que cuidar dele, guardando-o muito bem no fundo do teu coração para que ninguém to roube outra vez.

O livro bidimensional, cujas páginas são os cenários e de onde sobressaem figurantes, aliada à manipulação das marionetas, cria um espectáculo que envolve o espectador, criança ou adulto, numa áurea de magia.


Excertos das Musicas: Depois do Adeus; Hino M.P.; Grândola; Excertos de reportagens e comunicado da rádio retirados do Cd “Os Cravos da Rádio”; Portugal Ressuscitado; varias de José Afonso.
Excertos dos Poemas: “A Dita dura” de José Carlos Vasconcelos e “Os Medos” de José Cutileiro

3 comentários:

Aquilino disse...

Foi com agrado que recebemos o vosso cumprimento. Procuramos fazer cada vez melhor, tendo sempre como última finalidade os alunos.
Nesta perspectiva, gostaríamos que nos deixassem o vosso contacto telefónico porque, caso fosse possível,estaríamos interessados numa visita vossa e/ou formação.
Continuem!!!...

Grupo Mestre Filipe disse...

Boa Tarde aquilino,
Podem nos contactar por mail mestrefilipe.marionetas@gmail.com ou directamente para o telemovel 962843908.

Ate breve.

Concurso BiblioFilmes disse...

Parabéns pelo vosso trabalho e pelo blogue.

Vinhamos dar conhecimento do Concurso de vídeos no YouTube "Biblio Filmes: Livros, Bibliotecas, Acção!".

Por que não participam, fazendo um vídeo de um dos vossos espectáculos/bastidores/etc? Fica à vossa criatividade!

O QUÊ?
O concurso BiblioFilmes pretende lançar um desafio à Comunidade da Língua Portuguesa a fazer um "filme" (em vídeo ou telemóvel) a contar a sua história e provar o quanto gostam de ler, da sua biblioteca e/ou livros.

PARA QUEM?
Professores, Alunos, Funcionários de Bibliotecas, ... - na verdade, qualquer pessoa que goste da sua Biblioteca (Pública, Escolar, privada).

Todos estão convidados a fazer um vídeo sobre a sua biblioteca preferida e/ou livro!

QUANDO?
Realização e envio dos filmes- até 2 de Abril de 2008 (Dia Internacional do Livro Infantil) Período de votações- até 23 de Abril (Dia Mundial do Livro), em que serão anunciados os vencedores.

PARA SABER MAIS?
Visitem o nosso blogue http://bibliofilmes.blogspot.com ou o sítio oficial em http://BiblioFilmes.com