segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Espectáculo "Os Grandes Livros Animados"

AS MARIONETAS E O LIVRO

A riqueza visual e plástica do livro tridimensional aliada á utilização da marioneta, parece converte-lo num espaço de animação privilegiado. A relação do marionetista com o livro tridimensional é intensa, na medida em que, se geram situações muito próximas do real ou do imaginário, facilitando o envolvimento com o texto verbal criando um espectáculo fortemente lúdico e oferecendo ao espectador um mundo de magia ao qual não fica indiferente e pelo qual é forçosamente atraído.

A manipulação das marionetas de tranca, a animação dos figurantes e cenários, a luminotécnica e a sonoplastia fazem de “ Os Grandes Livros Animados “ um espectáculo que rodeia as crianças e os adultos numa aura de magia.

O espectáculo com três livros de 100 x 80 cm, nos quais cada página corresponde a um cenário bidimensional com figuras moveis, onde as marionetas manipuladas a um nível superior, são as personagens de duas histórias " O JOÃO SOLDADO " de Luísa Ducla Soares e " MARIA DOS OLHOS GRANDES E ZÉ PIMPÃO" de Canuto Jorge Glória, está vocacionado para a sensibilização á leitura.

1ª Parte: " MARIA DOS OLHOS GRANDES E ZÉ PIMPÃO "

Maria e Zé Pimpão, são os protagonistas da história de Canuto Jorge Glória, que conta de uma forma poética e ingénua a vida de duas crianças oriundas de classes sociais diferentes.
" ...Zé Pimpão mostra a Maria o outro lado do mundo onde vivia, no qual as casas são de papelão e as cortinas jornais, e Maria dos Olhos Grandes não sabia que o mundo também era assim, julgava que o mundo Mundo era só o seu jardim,...".

2ª Parte: " O JOÃO SOLDADO "

- O soldado João que até então semeava couves e manjericos, entra para o serviço militar.
João desajeitado para estas funções de soldado, atrapalha tudo e todos acabando na frente de batalha, mas também aí faz das dele. Em vez de guerrear, João confraterniza com o "inimigo" semeando a Paz e voltando depois para a sua terra para tratar das suas couves e manjericos.

Tempo de duração: 60 minutos
Montagem, ensaio de sala: 60 minutos
Desmontagem: 30 minutos
Público-alvo: a partir dos 4 anos
Espaço cénico: 3x2m

Sem comentários: