quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura (projecto Ler+)

Os textos “O Soldado João” de Luísa Ducla Soares e “O TESOURO” de Manuel António Pina estão incluídos nos livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura (projecto Ler+)


No qual se pode ler em anexo:

1 – Introdução. – Os resultados globais de estudos nacionais e internacionais realizados nas últimas duas décadas demonstram que, no que respeita ao domínio da leitura, a situação em Portugal é grave, revelando baixos níveis de literacia, significativamente inferiores à média europeia, tanto na população adulta, como entre crianças e jovens em idade escolar.
(…)

2 - Objectivos do Plano Nacional de Leitura
a) …
b) …
c) Inventariar e valorizar práticas pedagógicas e outras actividades que estimulem o prazer de ler, entre crianças, jovens e adultos;
d) …
e) …
f) Consolidar e ampliar o papel da rede de bibliotecas públicas e da rede de bibliotecas escolares no desenvolvimento de hábitos de leitura.

3 - Linhas de Estratégia
3.1 – Alargar e diversificar as acções promotoras de leitura em contexto escolar, na família e em outros contextos sociais através de:
a) Lançamento de programas de promoção da leitura para os diferentes sectores dos públicos alvo;
b) Acções de estimulo nas crianças e jovens do prazer de ler, intensificando o contacto com o livro e a leitura na escola, designadamente nas salas de aula, nas bibliotecas e na família;
c) …
d) Reforço da promoção da leitura em espaços convencionais de leitura, designadamente nas bibliotecas públicas;
e) Criação de oportunidades de leitura e contacto com os livros em espaços não convencionais de leitura.

10 comentários:

Filipa Alexandre disse...

Quem bom podermos conhecer mais do vosso precioso trabalho. toda amizade!!!
Filipa Alexandre

BiblioBeiriz disse...

olá. olá

Muito obrigada pela vossa visita e comentário. Para já viemos só agradecer e retribuir a gentileza ;-)
Logo que haja mais tempo fazemos uma visitinha mais demorada, até porque apreciamos imenso o trabalho com marionetes e queremos saber o que fizeram com o Tesouro (e outras preciosidades)
abraço e até breve
Manuela

Luísa Marques disse...

Olá
Obrigado pela visita e pela oportunidade de conhecermos mais um cantinho agradável.

Prometemos voltar!!
bjs

e.f disse...

Olá! Gostei de connhecer o blog e o vosso trabalho. Sempre gostei de teatro de marionetas e foi a minha mãe que me despertou esse gosto, pois durante a infância adorava ver «os bonecos de santo Aleixo» aqui do Alentejo.
Obrigada pelo comentário e pela oportunidade de vos conhcer. Até breve!

Elisabete Fiel-BE de Campo Maior

Nuno Marçal disse...

Bem Haja "Mestre Filipe" pelas palavras elogiosas!

Talvez um dia possa vir dar uma "aula" as terras e gentes de Proença-a-Nova.

Saudações Bibliotecárias
Nuno Marçal
Bibliotecário-Ambulante
http://opapalagui.blogspot.com

Gaspar Matos disse...

Obrigado pelo vosso comentário, que retribuo sem fazer favores a ninguém. O vosso ofício é belo como as coisas belas e as marionetas são excelentes! Quando tiverem públicos dos 14 para cima, dêem feedback do espectáculo no adrian, ok?

Um abraço e parabéns!!!

Zucré disse...

Muito obrigada pelo vosso comentário tão simpático no nosso blogue! Também foi para mim uma agradável surpresa 'descobrir' quem eram! Adorava ver um espectáculo vosso pois adoro marionetas. Como/onde vos encontramos?
Angelina Maria Pereira
www.zu-cre.blogspot.com

Hugo Jorge disse...

Obrigado pela visita ao blog Ambientalistas da Amadora

Boa Memória disse...

Sou apenas mais uma que vai agradecer a Vossa visita e comentário. Mas eu já conheço o vosso trabalho do qual gosto muito. Uns aninhos atrás, já estiveram em Avis e noutra altura (menos boa da vossa vida) nós voltámos a contactá-los mas não era possivel virem. Por isso o vosso contacto jamais é esquecido e em proximas oportunidades não hesitaremos em contactá-los.

Helena Raimundo

Equipa BE/CRE disse...

Boa tarde, em nome da Equipa da Biblioteca Escolar/Centro de Recursos da EB 2,3 de Castro Marim, venho agradecer o comentário no nosso blogue e dizer que já adicionámos o vosso link. Ficará para amanhã uma visita mais atenta ao blogue, no entanto fica já o convite para virem à nossa escola. Serão muito bem-vindos.

Abraço com livros.
Antónia Mancha