sábado, 22 de setembro de 2012

A ASSOCIAÇÃO CAFINVENÇÕES


 Toma a parte logística da companhia Mestre Filipe e as suas Marionetas e entra este ano como parceira da junta de freguesia de Benfica participando no EIXO III, continuando a apoiar trabalhos já iniciados então com a Associação Rute (atividade de Clube de Bairro), no Bairro do Bom Pastor, com o treino de competências sociais no espaço TOIM no âmbito do projeto “Casa do Bom Pastor - II”, financiado pelo programa Bipzip.

Com gratidão, seguimos uma linha de trabalho muito similar e paralelo. Temos um carinho muito especial e um grande agradecimento perante esta entidade pois foi com ela e com a ajuda da sua representante, Carla Routhes, que conseguimos cumprir com os vários programas expostos desde o nosso início presencial no bairro. É de salientar que todas as atividades surgiram de algumas propostas por nós lançadas à Gebalis e Assoc Rute ao longo de todo o nosso percurso.

Equidistante, iniciámos com os “Pastores do Bairro”, prosseguindo com os “Ateliês Artísticos” e cumprido várias ações nas escolas do agrupamento Quinta de Marrocos com espetáculos de marionetas.

O apoio do Estado, com programas como este são de uma mais valia para o percurso das pessoas mais carenciadas dos bairros sociais e suas infraestruturas;
Neste sentido a associação Cafinvenções vai acolher este ano letivo 25 crianças no TOIM – Teatro oficina i marionetas - e salas disponíveis no bairro, diariamente – utilizando a ArtEscola para o desenvolvimento criativo da criança com o desenvolvimento dos Ateliês Artísticos, aplicando a base escolar para reterem a informação de aprendizagem.

Acreditamos que, de uma forma lúdica, a criança possa adquirir conhecimentos básicos e de conduta para uma vida social correta.

Por outro lado acreditamos que o estimulo oferecido com as animações e espetáculos que a companhia possui contribui para a criação de responsabilidades cívicas de toda a comunidade visto servir conteúdos pedagógicos e morais.
A necessidade de intervir social e culturalmente junto do Bairro e escolas do perímetro tem como objetivo promover a área da marioneta, a cultura, a educação e o civismo.

É com grande entusiasmo e dedicação que as manas CaFi (Carla e Filipa) se dedicam a este trabalho na expetativa que melhores cidadãos se formem na comunicação social, no seio escolar e na formação do individuo.

Sem comentários: